História

A organização foi fundada em 05 de fevereiro de 2001 para o atendimento de pessoas com deficiência, com base na pedagogia waldorf, pedagogia curativa e terapia social antroposófica. Surgiu do impulso de Aureliane Lira uma Terapeuta Social, que passou seis anos vivendo e trabalhando em comunidades alemãs CAMPHILL. No Brasil implantou e coordenou um projeto para pessoas com deficiência na Associação Comunitária Monte Azul. A partir dessas experiências surgiu a ideia de fundar uma nova organização para ampliação do atendimento. Iniciou o novo projeto com 13 jovens e adultos com deficiência em sua residência. O resultado alcançado despertou nos pais e comunidade o desejo de ampliação de vagas, que culminou com a busca de uma casa própria. A Associação Comunitária Monte Azul doou o terreno, e em seguida teve sua sede construída pela Fundação SAGST. A Guainumbi está instalada em uma linda área verde e atende hoje cerca de 90 deficientes intelectuais e múltiplos da região sul de São Paulo, em convênio com duas secretarias do município. A organização é dirigida internamente por uma equipe de coordenação, que se reúne semanalmente e submete seus projetos e decisões à aprovação da diretoria, que é composta quase toda com pessoas da comunidade, atuantes, e identificadas com o trabalho.

Associação Guainumbi

A Associação Beneficente Guainumbi é uma Instituição sem fins lucrativos, trabalha sobre a orientação da Pedagogia Waldorf e Terapia Social, que observa o desenvolvimento cronológico do ser humano e os métodos necessários nas diversas idades, mas confronta-se igualmente com as imperfeições físicas, psíquicas e espirituais da pessoa que precisa dos cuidados especiais, ajudando na superação da discrepância entre a individualidade e o seu instrumento corpóreo, liberando a pessoa com deficiência do rótulo de “coitadinho” e incapaz, dando-lhe não somente autoestima, mas uma verdadeira e valiosa função no mundo.

MISSÃO

Promover a inclusão social e o bem estar da pessoa com deficiência intelectual, oferecendo um espaço de desenvolvimento espiritual e pessoal, fortalecendo e construindo elos com a família e a sociedade para a transformação do ser humano.

VALORES

Acreditar na tarefa da educação e nos unir verdadeiramente com responsabilidade. Respeitar o outro acima de tudo, principalmente em sua diversidade.
– Comprometimento para o desenvolvimento na melhoria do serviço por meio da capacitação para os colaboradores.
– Realizar as atividades com amor, compaixão e alegria, é a nossa motivação.
– Valorizar o ser humano de acordo com a sua individualidade de forma a acolhe-lo e integrá-lo à sociedade.

VISÃO

Aprimorar o atendimento através das oficinas terapêuticas e atividades educacionais baseado nos princípios da Antroposofia, para que se torne referência na Terapia Social.
– Adequar os espaços físicos para oferecer uma melhor qualidade de atendimento e ampliação do serviço.
– Priorizar a alimentação saudável pelo cultivo de uma horta orgânica-biodinâmica, visando a sustentabilidade.

Estrutura Física:

Cinco salas terapêuticas, uma cozinha, um refeitório, uma sala pedagógica, uma sala de triagem, escritório administrativo, uma dispensa de alimentos, uma dispensa de materiais de limpeza, uma sala de material pedagógico, uma sala de reuniões e cinco banheiros.